sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Aglaé Fontes

Aglaé d’ Ávila Fontes professora; escritora; folclorista; historiadora; uma das maiores pesquisadoras do folclore do estado de Sergipe; apresentadora e produtora de um programa na TV Caju, chamado “Andanças do Folclore Sergipano”; diretora do Centro de Criatividade de Sergipe; sócia do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe; Chegou a ser secretária de Estado 3 vezes. Integrante da Academia Sergipana de Letras. Ajudou muito a ingressar na vida artística, com sua escolinha de música, lá por volta de 1950. Ela é sem dúvidas, uma mulher de grandes talentos!
Quando criança ganhava livros de presente dos pais, o que já lhe incentivava, quanto à literatura; folclore; a cultura do povo de um modo geral.
Sua mãe levava para cantar nas igrejas católicas. Com esse incentivo a arte da música, fez um curso de educação musical na Bahia, e escrevia textos teatrais para as escolas. Isso foi o inicio para sua carreira de contadora de histórias. Talento reconhecido! Ganhadora do prêmio Contadora de Historias do Banco Real, com “O Menino que Sabia Demais e o Padre”.
Nasceu em Lagarto município do estado de Sergipe, morou em várias outras cidades devido à profissão do seu pai, que era Funcionário Federal. Mas não teve jeito, sua grande paixão mesmo era lecionar e diz, se nasce-se novamente, faria a mesma coisa, pois ser professora é o que mais gosta.
Mesmo aposentada ainda leciona, musica e teatro são os alicerces de sua vida. Grande palestrante , sempre preocupada em manter viva a cultura e tradição sergipana e conscientizar as pessoas desta importância, alerta a todos que as novas gerações tenham um referencial cultural.

3 comentários:

Aglaé disse...

É um prazer incomensurável a presença da professora Aglaé Fontes em nossa escola. Será um momento ímpar no processo de ensino aprendizagem de nosso aluno e de todos que possam compartilhar desse momento.

ene disse...

Bom dia senhora Aglaé gostaria muito que entrasse no meu email,pois tenho umas fotos da senhora pra lhe devolver .meu emai é jessinha1926@hotmail.com.bjs

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A REVOLUÇÃO DE SANTO AMARO DE 1836 E SOBRE A REPUBLICA QUE SE TENTOU IMPLANTAR EM BREJO GRANDE EM 1826